quarta-feira, 8 de julho de 2009
LEITURA: uma questão de estratégia
ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE 5ª À 8ª SÉRIE E ENSINO MÉDIO
Prof. Valdeci Cantanhede Costa
1. RODA DE LEITURA: atividade estratégica de leitura realizada em sala de aula envolvendo toda a turma, cuja leitura pode ser sobre um mesmo assunto, livro, jornal, revista, romance..., ou pode ser diversificada. Pode ser indicação do professor ou de livre escolha dos alunos. Pode ser uma atividade de rotina ou surpresa. Esta atividade constitui-se excelente estratégia pedagógica para dinamizar e desenvolver a habilidade de leitura dos alunos tanto em grupo quanto individualmente.
2. SARAU POÉTICO: estratégia que desenvolve o prazer pela leitura, por ser uma atividade que mexe com o sentimento do leitor dado ao seu caráter emocional. É excelente para melhorar a qualidade da leitura no que tange ao tom da leitura, ao timbre de voz, à expressão labial, à pronúncia, à emoção e vida dadas ao texto pelo leitor. Nessa atividade, o aluno vira leitor-ator, perde o medo e a inibição de ler em público e deleita-se com a leitura. Deve ser realizada periodicamente.
3. STAND DA LEITURA: consiste, literalmente, na montagem de um stand com obras literárias e outros gêneros no pátio da Escola para chamar atenção do alunado e emprestar livros para os alunos lerem na Escola. Essa atividade pode ser realizada em datas específicas: Dia da poesia, Dia do Livro Infantil, Dia Nacional do Livro, Dia do Estudante...
4. FEIRA LITERÁRIA: atividade que envolve toda a Escola e deve ocorrer uma ou duas vezes por ano durante um ou mais dias. Além de leituras, deve haver outras atividades literárias como palestras, mini-cursos de leitura, recital...
5. SACOLA LITERÁRIA: atividade que pode ser desenvolvida uma ou duas vezes por semana na própria sala de aula. O professor levará para a sala de aula uma sacola com livros previamente selecionados e, no momento planejado colocará à disposição dos alunos para iniciar a leitura, que poderá ser em grupo ou individual, tudo bem à vontade e descontraído.
6. KARAOKÊ DA LITERATURA: atividade em que os alunos lêem e adaptam poesias, poemas e romances em músicas e paródias em ritmos e melodias diversos, incluindo-se, também, a literatura de Cordel. Cuja participação será aberta e espontânea. Pode ser realizada uma vez por bimestre
7. TRIBUNA LITERÁRIA: atividade formal de leitura em público em que os alunos devem ser preparados e acompanhados prévia e sistematicamente pelo professor antes de sua realização. O professor indicará as obras literárias que os alunos deverão ler e defender na tribuna. Nessa atividade os alunos deverão resumir as idéias principais da obra e ler apenas os trechos que melhor justifiquem essas idéias. Pode ser realizada quinzenalmente ou mensalmente.
8. JOGRAL POÉTICO: atividade que levará os alunos a declamarem poemas e poesias em coro de vozes diferentes (masculino e feminino). Pode ser realizada sempre que a turma desejar.
9. RECREIO LITERÁRIO: estratégia que oportunizará aos alunos atividades de leitura de pequenos livros, textos, resumos e sínteses de obras literárias durante o recreio. O material pode ser exposto na própria sala de aula pelo professor momentos antes do recreio. É atividade de rotina.
10. RÁDIO/TV LEITURA: estratégia que levará os alunos a apresentarem leituras na modalidade jornalística a partir de noticiários e reportagens de jornais e revistas, devendo os alunos montar cenário de apresentação, câmeras, microfones, fones de ouvido...
11. BALCÃO LITERÁRIO: funcionará como espaço para empréstimo de livros para serem lidos pelo aluno, em casa. Deve ser atividade de rotina.
12. CORAL DE LITERATURA: atividade que propiciará aos alunos executarem em coro letras musicais com grau elevado de excelência, como por exemplo, o Hino Nacional...Pode ocorrer bimestralmente.
13. SHOW DE LITERATURA: atividade que incentivará, além da leitura de obras musicais, o canto e a coreografia musical, ou seja, a leitura aliada ao lúdico, ao belo, ao movimento, corpo e a alma. Pode ser realizada duas vezes por ano.
14. BANCO LITERÁRIO: consiste em se deixar livros, textos, folders ou folhetos espalhados, estrategicamente, em bancos de pátio, de corredores e de praças escolares para captar e provocar a curiosidade leitora dos alunos. Esse material deve ser acompanhado da mensagem “Passe adiante”. Pode ser realizada uma vez por semana.
15. LEITURA VISUAL OU DE IMAGEM: serve para incentivar os alunos a fazerem leitura e interpretação a partir de figuras ou gravuras diversas e sobre fatos e acontecimentos variados do cotidiano. Deve ser feita com freqüência na sala de aula.
16. CAFÉ LITERÁRIO: consiste na condução dos alunos para apresentação, interpretação e debate de obras literárias em grupos de interesse, regado a bebidas leves (refrigerante, ponches), sucos, café, chás, doces e salgados. Pode ser realizada duas vezes por ano.
17. CONVESCOTE LITERÁRIO: baseia-se na leitura prévia individual de obras literárias seguida de roda de conversa sobre as obras lidas. Pode ser realizada com freqüência em sala de aula.
18. LEITURA VIRTUAL: consiste no uso de mídias e tecnologias para fomentar a leitura e linguagem virtual dos alunos: celular, computador, fax, email, blogs, sites, Orkut, MSG, MSN. Deve ocorrer com freqüência.
19. CONCURSO DE LEITURA: consiste em gerar uma competição saudável entre os alunos pelo aperfeiçoamento da habilidade da leitura oral em público. Essa atividade admite tipologias e gêneros textuais diversificados, ao gosto do leitor. O processo de seleção deve ser através de prévias por turma que escolherá o representante para a etapa final. Os leitores serão avaliados por uma banca. Pode ser realizada duas vezes por ano.
20. SOLETRANDO: atividade que ajudará o aluno a sanar vícios como a supressão de letras durante a leitura. Poder ser realizada uma vez por semana em sala de aula.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário